Páginas

domingo, 22 de setembro de 2013

5 razões científicas que fazem um apocalipse zumbi se tornar real


Se você é fã da série The Walking Dead e vive sonhando com um apocalipse zumbi cuidado com o que deseja pois seu desejo pode se tornar realidade. Saiba que foi descoberto recentemente que se você tentar deixar uma criança em um cemitério à noite, ele vai surtar. Mesmo se você lhe der uma arma para se proteger. Por quê? É porque, em algum nível instintivo, todos os seres humanos sabem que é apenas uma questão de tempo até que os zumbis aparecem.
Nossa cultura está cheia de contos de mortos-vivos que andam na Terra, a partir de nossas religiões de nossos quadrinhos. Mas, uma espécie de apocalipse zumbi não é realmente possível, certo?
certo ?
Pessoal?
Pessoal???...
Na verdade, sim. É bem possível. Eis cinco maneiras em que poderiam acontecer, de acordo com a ciência.


5. Parasitas cerebrais

Como visto em ...
Resident Evil 4.


Quais são elas?
Existem parasitas que transformam suas vítimas deixando-as irracionais, pois escravos zumbi são bastante comuns na natureza. Há um protozoário  chamado toxoplasma gondii que parece se devotar toda sua existência a ser aterrorizante.
Ele pode infectar ratos, mas só pode se reproduzir no interior dos intestinos de um gato. O parasita sabe que o rato precisa estar dentro do gato logo o parasita assume cérebro do rato e intencionalmente faz com que ele vá em direção onde está o gato. O rato está sendo programado para ser comido, e ele ainda não sabe.

Mas é claro que isso são apenas com ratos, certo?

Como isso pode resultar em zumbis:
Existe um estudo que diz que metade da população humana na Terra está infectada com toxoplasmosa (fonte), e não sabe isso. Talvez você seja um deles. Que tal jogar uma moeda?!
Ah! Também fizeram estudos que mostram que os infectados vêem uma mudança em sua personalidade e tem uma maior tendência a ser insano. (fonte)
O que poderia causar um apocalipse zumbi:
Humanos e ratos não são tão diferentes; é por isso que eles são usados para testar os nossos medicamentos. Tudo o que precisamos é uma versão mais evoluída do toxoplasmosa, que poderia fazer o que ele faz com os ratos. Então, imagine se metade do mundo, de repente não tivesse instinto de auto-preservação ou pensamento racional. Muito menos do que eles são agora, quero dizer.
Se você está confortando-se com o pensamento de que ele pode levar uma eternidade para tal parasita para evoluir, você está esquecendo dos programas de armas biológicas em todo o mundo. Você tem que se perguntar se os trabalhadores de laboratório já realizam não fazem seu trabalho sob o comando involuntário do toxoplasma gondii em seus cérebros. Isso não vai te deixar dormir a noite.


Você pode estar protestando que, tecnicamente, essas pessoas nunca foram mortas e, portanto, não se encaixam na definição de dicionário de "zumbis", mas posso assegurar-lhe que a distinção não vai importar quando uma horda inteira deles estiver gemendo e arranhando e suas janelas.

4. Neurotoxinas

Como visto em ...
A Maldição dos Mortos-Vivos e Resident Evil 5 game.


O que são elas?
Há certos tipos de venenos que diminuem suas funções corporais a ponto que você vai ser considerado morto, até mesmo para um médico (ok, talvez não, a um bom médico). O veneno do fugu (baiacu japonês) pode fazer isso.
As vítimas podem ser trazidos de volta sob os efeitos de uma droga como a Datura stramonium (ou outros produtos químicos chamados alcalóides ) que os deixam em um estado de transe sem memória, mas ainda capaz de executar tarefas simples, como comer, dormir, gemer e cambalear com seus braços estendidos.

Como isso pode resultar em zumbis:
Essa coisa que aconteceu no Haiti, que é onde a palavra "zumbi" vem. Há livros sobre o assunto, os mais famosos do Dr. Wade Davis (Passage of Darkness e The Serpent e o arco-íris). Sim, o filme A Maldição dos Mortos-Vivos foi baseado em material de ciência real desse cara. Será que tudo aquilo era verdade? Bem, havia uma cena em que eles prenderam o cara nu numa cadeira e enfiaram um enorme prego através de suas bolas. Espero que essa parte não tenha sido verdade.

O que é definitivamente verdade é a história de Clairvius Narcisse . Ele era um cara haitiano que foi declarado morto por dois médicos e enterrado em 1962. Eles o encontraram vagando ao redor da vila 18 anos depois. Descobriu-se que os sacerdotes voodoos locais haviam usando produtos químicos que zombificavam pessoas para colocá-las para trabalhar nas plantações de açúcar (não é realmente?).
Então, da próxima vez que você estiver colocando um pouco de açúcar em seu café, lembre-se que ele pode ter sido tratado por um zumbi em algum lugar.
O que poderia causar um apocalipse zumbi:
Caraca! Isso já aconteceu! Assim ele ganha alguma credibilidade nas ruas logo de cara. Mas, mesmo se algum gênio do mal intencionalmente sair  distribuído toxinas alcalóides para uma população para transformá-los em um desmorto, formando uma horda irracional, não há nenhuma maneira de fazer esses zumbis agressivos ou canibais.
Ainda.
3. O vírus da raiva

Como visto em ...
Extermínio.

O que é isso?
No filme, era um vírus que transformou os seres humanos em máquinas de matar irracionais. Na vida real, temos uma série de distúrbios cerebrais que fazem a mesma coisa. Eles nunca foram contagiosos, é claro. Então, a Doença da Vaca Louca veio junto, ele ataca medula espinhal da vaca e do cérebro, transformando-a em uma cambaleante, tendo um estupido ataque de vaca.
E, quando os seres humanos comem a carne ...

Como isso pode resultar em zumbis:
Quando a vaca-louca fica em humanos, é chamada de Doença de Creutzfeldt-Jakob. Confira os sintomas:
  • Mudanças no andado
  • Alucinações
  • Falta de coordenação (por exemplo, tropeçando e caindo)
  • Espasmos musculares
  • Mioclonias ou convulsões
  • Rápido desenvolvimento de delírio ou demência
Claro, a doença é rara (embora talvez não tão raras como nós pensamos) e os infectados nunca foram vistos perceguindo pessoas como monstros assassinos. Ainda.
Mas, isso prova que infecções cerebrais generalizadas das variadas da raiva estão apenas esperando o momento certo para vir.

O que poderia causar um apocalipse zumbi:
Se ao todo, a idéia de violência gratuita e súbita parece inverosímil, lembre-se de que você está apenas a uma substância química do cérebro (serotonina) longe de se transformar em uma máquina de matar irracional. Tudo que seria necessário era uma doença que destrói a capacidade do cérebro de absorver aquela substância química e de repente tudo se torna real como em Extermínio.
Então, imagine como uma doença que evoluiu, que chamaremos de Super Vaca Louca (ou, Vaca Furiosa) tendo como base a infecção por alimentos. Digamos que esta doença se espalha através do contato sangue com sangue, saliva ou contato com sangue. Agora você tem um vírus do tipo raiva A que pode ser transmitido com uma mordida.


Assim como no filme. Com uma mordida, de repente você é a pior espécie de zumbi: Um rápido zumbi.

2. Neurogênese

Como visto em ...
Laboratórios de todo o mundo.

O que é isso?
Você sabe que tudo o que se conversa lá fora é sobre pesquisas com células-tronco, certo? Bem, a coisa toda com células-tronco é que, basicamente, podem ser usadas ​​para regenerar as células mortas. Particularmente de interesse para zombilogistas como a nós mesmos é a neurogênese , o método pelo qual eles podem voltar a crescer tecido cerebral morto.
Já sabe onde isso vai dar né?!

Como isso pode resultar em zumbis:
Você queria que os mortos-vivos fizessem uma aparição nesta postagem? Bem, aqui você vai.
A ciência pode muito bem salvá-lo de qualquer coisa, mas não da morte cerebral, eles podem até trocar seus órgãos, mas quando o cérebro se transforma em mingau, você está fora. Certo?
Bem, não por muito tempo. Eles já são capazes de voltar a crescer nos cérebros de pacientes com traumatismo craniencefálico em coma até acordar e andar novamente.
Existe um casal que, achou uma nova capacidade de manter um corpo em um estado de animação suspensa , para que possa ser trazido de volta à vida mais tarde, e em breve seremos capazes de trazer de volta os mortos, desde que chegue até eles com rapidez suficiente.
Isso soa muito bem, certo? Bem, este laboratório é dedicado à "investigação de reanimação" (sim, isso é o que eles chamam) no artigo ele explica como o processo de "reanimar" a pessoa cria um problema. Isso faz com que o cérebro morra de fora para dentro, sendo o córtex, a parte boa de que faz com que nós sejamos humanos. Isso só deixa a parte que controla a função motora básica e instintos primitivos para trás.


Você não precisa do córtex para sobreviver, tudo que você precisa é o tronco e você ainda será capaz de andar sem pensar, comer e desfrutar de Grey's Anatomy. Isto é, como as galinhas que podem se manter andando depois de terem sido decapitadas (incluindo um caso em que o frango viveu por 18 meses sem cabeça).
Então, você pega um paciente de cérebro morto e usa essas técnicas para voltar a crescer o tronco cerebral, e agora você tem um corpo estúpido e desajeitado, sem nenhum pensamento e nenhuma personalidade, nada além de uma nuvem de instintos e impulsos.


Isso, senhoras e senhores, é o que nós gostamos de chamar de um real, maldito morto-vivo. 
O que poderia causar um apocalipse zumbi:
Pense nisso. Sob todos os sistemas jurídicos do mundo, todos os direitos e responsabilidades são terminadas no momento da morte. Tudo o que precisamos é alguém com recursos e uma necessidade de uma força de trabalho sem sentido com uma mão-de-obra totalmente escrava e obediente.
Quanto tempo até alguém tentar isso? Estamos apostando que há alguém no mundo, talvez a Coréia do Norte , terá um zumbi pronto até o Natal.

1. Nanorrobôs

Como visto em ...
Romance de Michael Crichton - Prey , e o jogo Nano Breaker para PS2

O que são?
nanobots são uma tecnologia que a ciência aparentemente vem projetado para deixa-lo com medo no futuro. Estamos falando de robôs microscópicos, auto-replicantes que podem invisivelmente construir ou destruir qualquer coisa. Vastas somas de dinheiro estão sendo investidas em nanotecnologia. Com certeza, em algum nível, os cientistas sabem que os nanobots podem destruir a humanidade. Eles simplesmente não conseguem resistir ao ver como isso acontece.


Como isso pode resultar em zumbis:
Os cientistas já criaram um nano-ciborgue , fundindo um chip de Silício
 a um pequeno vírus. A primeira coisa que descobri é esses cyborgs ainda podem operar por até um mês após a morte do hospedeiro. Note como os nano-cientistas chegaram a está conclusão sobre zumbificação, mesmo nesta fase inicial. Eles sabem o horror que é.
De acordo com estudos , dentro de uma década eles vão ter nanobots que podem deslizar para dentro de seu cérebro e estabelecer conexões neurais para substituir as danificadas. Isso mesmo, os nanobots serão capazes de reprogramar seus pensamentos. O que poderia dar errado?

Chances disso causar um apocalipse zumbi:
Façam as contas.
Algum dia haverá nanobots em seu cérebro. Esses nanobots serão programados para manter o funcionamento depois que você morrer. Eles podem formar seus próprios caminhos neurais, o que significa que eles podem usar seu cérebro para continuar operando seus membros depois que você falecer e, presumivelmente, até você apodrecer em pedaços no meio do caminho.

Os nanobots vai ser programados para se auto-replicar, e a morte do hospedeiro vai significar o fim dos nanobots. Para preservar a si mesmos, eles precisam se transferir para um novo hospedeiro. Portanto, o último ato do zumbi nanobot seria morder e fazer um buraco em uma vítima saudável, fazendo com que os nanobots montem acampamento no novo hospedeiro. Uma vez dentro, elas podem fechar a parte do cérebro que resiste (córtex) e deixar o tronco cerebral intacto. Eles terão adicionado um novo membro para o exército de mortos-vivos profanarem.
Agora, deve ser mais do que claro a esta altura que o objetivo aqui é informar. E não criar pânico. Tudo o que foi dito é que, em um dia real no calendário real no futuro, nanobots microscópicos fugitivos vão acabar inundando a civilização do planeta com os mortos-vivos canibais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário